rotalund

Governo de Minas concede Rota Peter Lund à iniciativa privada

Consórcio vai investir R$ 12 milhões em melhorias dos espaços 

O governo de Minas aprovou a concessão pública, por 28 anos, das atividades de ecoturismo dos espaços que integram a Rota das Grutas Peter Lund, um conjunto de três unidades de conservação como o Parque Estadual do Sumidouro, localizado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, e os monumentos naturais estaduais Grutas Rei do Mato, em Sete Lagoas e Peter Lund, em Cordisburgo.  As três unidades recebem, juntas, cerca de 115 mil visitantes por ano. 

Conforme o Executivo, o consórcio Gestão Parques MG – Urbanes – B21 será responsável por um investimento de R $ 12 milhões em melhorias estruturais e reformas. Entre elas estão: manutenções nas estruturas e reformas nos centros de visitantes das três unidades; abertura do Museu do Castelinho, no Parque Estadual do Sumidouro; prestação de serviços de alimentação e também melhorias na acessibilidade e segurança dos usuários. 

A iniciativa vai aliviar 4 milhões de gastos por ano com manutenção dos cofres públicos do Estado. Antes, o sítio arqueológico estava sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O modelo de parceria público-privada respeita as regras do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), permitindo que o estado continue dedicando recursos e esforços para a conservação ambiental dos espaços, mas agora a visitação e manutenção passam a ser responsabilidade das empresas. 

A rota é reconhecida em todo mundo devido às pesquisas arqueológicas e paleontológicas ocorridas na região. Peter Wilhelm Lund, sendo considerado o pai da paleontologia brasileira, morou e trabalhou mais de 40 anos em Lagoa Santa.  

E você? O que achou dessa iniciativa? Ansiosos para as melhorias e reaberturas de locais tão importantes para a nossa região? 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba conteúdo em primeira mão!

Siga a gente!